Home

Exhibitions

Artists

Collection

Gallery

Shop

AUTOR : XAVIER CUIÑAS

Criador de universos subtis, Xavier Cuiñas explora os limites da escultura e sua relação com o espaço, entrando em mundos nos quais o vazio, a sombra e o movimento compõem uma delicada

arquitetura de formas. As suas obras são pura poesia para os sentidos que nos prendem pela sua beleza e harmonia. Construídas com materiais básicos, como arame ou madeira, muitas vezes resgatados do abandono, estas obras nascem de um processo meticuloso que nos lembra o trabalho do ourives, que é construído pouco a pouco em busca do perfeito equilíbrio.

 

Os seus conhecidos móbiles relacionam-no com os de Calder, pelo movimento ou vibração ao mais leve toque manual ou balançando-se ao vaivém de um golpe de ar num espaço exterior. Logo tornam-se mais construtivistas. Hoje as suas experiências aproximam-se mais da ciência e da física, até mesmo das equações matemáticas. Formas melancólicas porque exprimem o derramar e o cair, e embora estejam libertas de qualquer semelhança com a realidade podem-nos lembrar uma árvore de porte triste como o salgueiro-chorão ou outras estruturas naturais encontradas no campo ou geradas pelas condições climáticas por um ciclone ou furacão.

 

Algumas das suas peças nasceram em momentos de grande fragilidade espiritual, produto de acidentes ambientais que tocaram o seu coração como os incêndios e o feismo arquitectónico deixado no meio ambiente. É quando decide, como uma atitude de luta e reforço do que queria preservar, ficar naquelas paredes de contenção. Os seus actuais projectos foram perdendo peso e derivaram em "Mensageiros do espaço ", esculturas quase convertidas em meros esqueletos de arame com subtis acompanhamentos abstractos. Muitas dessas estruturas rítmicas e cadenciadas lembram aqueles objectos pendentes que adornam muitos espaços para harmonizar ambientes e dinamizar o fluxo enérgico local.

 

 

Fátima Otero. Critica de Arte

Descriçäo Imagem
Descriçäo Imagem

S/título

arame de aço, madeira, 60x23,5x23,5 cm, 2018

 

Stell wire and wood, 60x23,5x6,5 cm, 2018

S/título

arame de aço, madeira, 170x24x24 cm, 2020

 

Stell wire and wood, 170x24x24cm, 2020

Descriçäo Imagem
Descriçäo Imagem

Vira voltas III

arame de aço, madeira e desenho, 24x24x6,5 cm, 2019


Stell wire, wood and drawing, 24x24x6,5 cm, 2019

Vira voltas I

arame de aço, madeira e desenho, 24x24x6,5 cm, 2019

 

Stell wire, wood and drawing, 24x24x6,5 cm, 2019