De forma consistente,
Carlos Barao
tem feito do seu trabalho uma contínua
reflexão sobre o papel do inconsciente como fonte de expressão
artística. É claro que a este facto não será estranha a sua
formação em História da Arte e Psicologia mas, como ele próprio
refere, o seu percurso escolar e académico ajudou-o apenas a
colocar os problemasem perspectiva, tendo sido muito mais
interessante e enriquecedor deparar-se com questões
inesperadas–
“as
questões
que
nascem quando lutamos
numa
tela, dia-a-dia, em busca de
respostas”. E assim, num jogo de
continuidades, as obras surgem, apoiadas umas nas outras, revelando
o pensamento de quem as produz. Mas não só, já que cada quadro é,
também e assumidamente, um convite para que o observador se envolva
na identificação das formas e dos conteúdos que são o reflexo da
sua própria vida interior.
Quanto ao processo de
trabalho, o autor procura abordar a tela sem ideias preconcebidas,
povoando-a de manchas que, gradualmente, constroem entre si um jogo
de aparentes e atraentes acasos. Passo a passo, são sugeridas
relações formais e cromáticas que, mais cedo ou mais tarde, nos
surgem como estranhamente familiares. Os elementos figurativos, a
existirem, são geralmente subtis. Os títulos, mais do que
esclarecer, parecem querer lançar pistas para um
“início de conversa”.
O terreno para a projecção
está montado.
Carlos Barao
possui uma já vasta obra, mas insiste que cada quadro é como um
parágrafo num longo e interminável texto reflexivo. A este respeito
o autor chega a afirmar que,se um quadro se assumir como demasiado
importante, maior será a nuvem que o encobre e mais difícil será
encontrar o caminho a que nos quer conduzir.
Duas relíquias de paz
técnica mista s/tela, 200x250 cm, 2003
Two relics of peace
mixed media on canvas, 200x250 cm, 2003
S/título
técnica mista s/tela, 150x180 cm, 2011
Untitled
mixed media on canvas, 150x180 cm, 2011
Carlos Barão has, in a consistent manner, based his work on the continuous reflexion of the unconscious which characterises his artistic expression. This, one could say, is due to his academic studies in History of Art and Psychology but, as he himself prefers to see it, his studies have only helped him to place the problems in perspective, as it is a lot more interesting and enriching to find yourself with unexpected questions - “the questions that arise when we struggle over a painting on a day to day basis, in search of answers”.
It resembles a continuous activity, as the work of art appears/takes shape, with blots and colours interacting, revealing the thoughts of the artist. However, it is not only the thoughts of the artist that counts, says CB, as every painting also extends an invitation for the observer to get involved in identifying and interpreting the forms and contents which, according to the artist, are the reflexion of the spectators own inner life.
CB tries to approach the canvas without any preconceived ideas, filling them with blots that gradually build up to obvious and engaging happenings. Step by step, formal and chromatic relations are suggested that sooner or later will appear to the viewer as strangely familiar. The figurative elements, when included, are generally subtle. The titles, instead of explaining, try to send out a clue “to get a discussion going”.
CB already has an extensive body of work but insists that each painting is like a paragraph in a long and infinite reflexive text. In this respect, the artist confirms that if a painting takes on a too large importance, the greater is the cloud covering it and the harder it will be to find the path, where it wants to lead us to.
Espiral dupla,
técnica mista s/tela, 200x150 cm, 2012
Double espiral,
mixed media on canvas, 200x150 cm, 2012
Coleção Fundação Champalimaud
Território plano,
técnica mista s/tela, 150x180 cm, 2012
Flat territory,
mixed media on canvas, 150x180 cm, 2012
Paisagem 7,
técnica mista s/tela, 200x150 cm, 2013
Landscape 7,
mixed media on canvas, 200x150 cm, 2013
Paisagem 8,
técnica mista s/tela, 150x2000 cm, 2013
Landscape 8,
mixed media on canvas, 150x200 cm, 2013
Paisagem 10,
técnica mista s/tela, 200x150 cm, 2013
Landscape 10,
mixed media on canvas, 200x150 cm, 2013
Paisagem 7,
técnica mista s/tela, 150x180 cm, 2014
Fertile
mixed media on canvas, 150x180 cm, 2014
Splash,
técnica mista s/tela, 150x180 cm, 2014
Splash,
mixed media on canvas, 150x180 cm, 2014
Urbe,
técnica mista s/tela, 105x75 cm, 2014
Urbe,
mixed media on canvas, 105x75 cm, 2014
Coleção do Museu da Cidade de Coimbra