Descriçäo Imagem
  • Início / Home
  • Exposições / Exhibitions
  • Artistas / Artists
  • Acervo / Collection
  • Galeria / Gallery
  • Loja / Shop

Lúcia David


Biografia

Biography


Obra selecionada
Selected works


Textos & Catálogos

Texts & catalogs

 

Projectos
Projects


Acervo

Available works

jygfjuyf

  • TRABALHO E PERCURSO ARTÍSTICO

     

    Comecei pela investigação das propriedades físicas e significados dos livros, usando cópias de 2º mão, no sentido de conjugar tempo e memória na produção de novos objectos que serão construídos a partir do material existente em cada livro.

    A narrativa (storytelling) é o elemento primordial dos meus trabalhos, que vão de livros transformados ou esculpidos a peças de instalação ou performance arte  e escrita.

    Reorganizo todos os componentes materiais e significantes do livro, através do uso de técnicas artísticas (colagem, assemblage, pintura) e técnicas domésticas (bordados e costura) sobre e com os livros, sobre tela ou em objectos reciclados.

    Parte integrante do trabalho é o uso do texto sob a forma de "short stories" originais ou de frases  e citações encontradas na literatura, ensaio político e discursos ou simplesmente notícias diárias.

    A artista Judy Chicago, foi a maior referência e influência no desenvolvimento do meu conceito artístico. A leitura da sua autobiografia foi determinante no caminho pessoal  de  redescoberta do feminismo na arte.

    […] Could the same activities women had used in life be transformed into means of making art? […]Chicago, Judy: Through the Flower - my struggle as a woman artist, Anchor Books, New York, 1974.

    ARTIST STATEMENT - BODY OF WORK

    I started to investigate properties and meanings of books, using 2nd hand copies, where I could bring together time and memory and create new objects out of the material found in a book.

    From transformed/sculpted books reflecting the relation title, text and object to installation and/or performance, storytelling was the primary element of the  pieces.

    Employing sewing skills and embroidery techniques, as much as collage and assemblage, I readjust the total number of existing elements of the book, from materials to meanings, and used them on canvas or found objects.

    Fictional short stories, or selected quotations from books, speeches or simply the news, sometimes accompany the “reassembled objects”, creating a frame of reference.

    Judy Chicago’s work, especially her autobiography was of vital importance to my own concept of work: […] Could the same activities women had used in life be transformed into means of making art? […]Chicago, Judy: Through the Flower - my struggle as a woman artist, Anchor Books, New York, 1974.

  • Descriçäo Imagem
    Rug text English version for download.pdf

    Carpete

    (livro usado, fio do norte, texto da artista), técnica mista, 20x175 cm, 2001

    Rug

    second hand book, jute yarn, original short story, mixed media, 20x175 cm, 2001


    Carpete


    Segunda-Feira, nove da manhã. Eles não saíram para o trabalho como em qualquer outro dia da semana. Não atenderam o telefone. Não tocaram no pequeno almoço. Croissants, manteiga, doce de morango, banana cortada às fatias com natas, café, leite frio, açúcar e um maço de cigarros na mesa. Eles disseram bom dia e as palavras entrançaram-se forçosamente em entrançadas frases sem sentido, em furiosos discursos sem nexo. Agrediram-se mutuamente lançando insultos perversos à cara de cada um. O amor que tinham  era agora um despojo, como um bocado de pano espezinhado no chão. Manchado de esperma, saliva e sangue. O seu amor desamoroso era uma equimose púrpura, uma nódoa de vinho tinto, uma rosa desfeita. Dez da manhã. O café estava frio. O maço de cigarros meio cheio. Eles eram tão novos. Um casal jovem e inexperiente. Eles eram amantes indóceis consumindo-se o espaço e a vida. Meio dia. O carteiro fez duas entregas. Ninguém quiz saber, nem os vizinhos, nem os parentes, ninguém tentou detê-los, ninguém intercedeu. Não veio a polícia, nem a assistente social, nem nenhum padre. Duas e quarenta e cinco da tarde. A gaveta dos talheres estava  aberta. Eles esfaquearam-se mutuamente no peito porque não podiam mais suportar a dor de tal enfermidade, tanta intensidade, tamanha fúria, tanto amor. Às três da tarde eles deitaram-se na carpete, juntos, de mão dadas, até a luz se tornar branca densa e o chão vermelho vivo. A noite caiu e a escuridão levou-os.Ninguém ouviu nada, foi repetidamente declarado. Oito da manhã. Terça-feira. O mesmo carteiro viu a soleira inundada de sangue.O jornal escreveu algumas linhas sobre um casal encontrado morto, de duas nacionalidades, que teria cometido duplo suicídio e de certeza estava envolvido em qualquer tipo de prática religiosa fundamentalista. O caso foi encerrado. Durante uma semana havia à porta ramos de flores baratas, velas acesas e postais de ursinhos de peluche escritos com mensagens de falso pesar e lágrimas mal choradas, à vista de todos os que passassem. A vida continuou como sempre, no prédio, na rua, na terra. O mundo nunca ficou a saber sobre o caso, sobre o seu amor ou os seus nomes, as suas esperanças, os seus sonhos loucos. Eles não foram mais que um número nos passaportes ou numa base de dados. O caso não teve qualquer importância.


  • Descriçäo Imagem

    Vida Feminina

    contracapas da revista modas e bordados, tela, cola, técnica mista, 40x40 cm, 2007

    Woman´s Life

    women's magazines back covers, canvas, PVA glue, mixed media, 40x40 cm, 2007

  • Descriçäo Imagem

    Bordados 

    capas da revista modas e bordados, tela, cola, técnica mista, 40x40 cm, 2007

    Embroidery

    women's magazines covers, canvas, PVA glue, mixed media,  40x40 cm, 2007

  • Descriçäo Imagem

    You Won a  prize!

    (livro  cortado “Happy Housewife”), 36x26 cm, 2008

    cut out book “Happy Housewife”), 36x26 cm, 2008

  • Descriçäo Imagem

    Losses

    tela, papel, cola. técnica mista, 90x60 cm, 2008

    canvas, paper,PVA glue), mixed media, 90x60 cm, 2008


  • Descriçäo Imagem

    A Fatura

    gaveta, facturas antigas, miniaturas, cola, técnica mista, 27x26x7 cm, 2008

    The Invoice

    drawer, old invoices, dollhouse furniture, PVA glue, mixed media, 7x27x26x7 cm, 2008

  • Descriçäo Imagem

    Arquived Time

    tela, 10 livros, cola, 50x50x11 cm, 2008

    canvas, 10 books, PVA glue

     50x50x11 cm, 2008

  • Descriçäo Imagem

    My Heavy Heart

    balança, facturas, cola, nº bordado, pedra de 2kg, 21,5x30x18 cm, 2008

    scale, invoices, embroidered number, 2 kg stone, PVA glue, 21,5x30x18 cm , 2008

  • Descriçäo Imagem

    Enveloping 

    tela, envelopes e etiquetas antigas, cola, 60x60 cm, 2008

    canvas, old envelops and tags, PVA glue, 

    técnica mista, 60x60cm, 2008

  • Descriçäo Imagem

    SPLIT PERSONALITY 

    24 livros Reader’s Digest Condensed Books cortados, madeira, parafusos, 8x(62x20) cm, 2008

    cut out 24 Reader’s Digest Condensed Books, wood, metal screws, 8x(62x20) cm, 2008

  • Descriçäo Imagem

    Aiming tripod

    banco, sapatos, papéis de anotações contabilisticas, pregos, livro e cola, 17x36x25 cm, 2008

    seat, shoes, accounting note papers, nails, book and PVA gleu, 17x36x25 cm, 2008

  • Descriçäo Imagem

    How to be brave

    9 telas, texto e desenho bordado, faturas de família, papel vegetal, pigmentos, cola, 30x30x 9 cm, 2009 9 canvas , embroidered text and drawings,  old family invoices and notes, waxed paper, pigment,  glue, 30x30x9 cm, 2009                             

  • Descriçäo Imagem
    Descriçäo Imagem

    GHOST LIFE

    papel, objectos de família, bolachas, corda, naperons, bordados, tecido, cola, grafite, 

    50 peças de 16x16 cm, 2010

    paper, personal objects, cookies, rope, laces, embroideries, fabrics, PVA glue, graphite,

    50 works with16x16 cm each, 2010                     

    Descriçäo Imagem
    Descriçäo Imagem
  • Descriçäo Imagem
    Descriçäo Imagem

    Cas(e)ar   (To mend, to marry)

    tela, página de revista, botões, texto bordado, pigmento, cola, 16x16 cm, 2010

    canvas, magazine cover,  buttons, embroidered text, pigment, PVA glue,  técnica mista 16cmx16cm, 2010

    Abotoar (to button up)

    (tela, papeis, página do livro “Moral e Educação Cívica”  tecido, botões, desenho bordado, pigmento, cola, 16x16 cm, 2010

    (canvas, paper, page from “Moral and Conduct” book, fabric, buttons, embroidered drawing, pigment, PVA glue, 16cmx16cm, 2010

    Descriçäo Imagem
    Descriçäo Imagem

    Ficar dependurada (Get suspended)

    tela, papéis, tecidos, objectospessoais, desenho bordado, pigmento, cola, 16x16 cm, 2010

    canvas, paper, fabrics, personal objects, embroidered drawing,pigments, PVA glue, 16cmx16cm, 2010

    Amparo (Emotional support)

    tela, papeis, tecidos, rendas, desenho bordado, pigmento, cola, 16x16 cm, 2010

    canvas, paper, fabrics, laces, embridered drawing, pigments, PVA glue, 16x16 cm, 2010

  • Descriçäo Imagem
    Descriçäo Imagem
    Descriçäo Imagem

    Washer Woman

    Tela, tecido,sabão azul, texto  bordado, rendas, tinta acrílica, cola, 16x16 cm, 2011

    canvas, fabric, soap , embroidered text, laces, acrylic paint, PVA glue16x16 cm, 2011


    Selling matches

    Tela, tecido, fósforos, texto  bordado, fio, tinta acrílica, cola, 16x16 cm, 2011

    Canvas, fabric, wooden matches, embroidered text, acrylic paint, PVA glue, 16x16cm, 2011

    Selling flowers

    Tela, tecido,  papel, flores artificiais, texto  bordado, fio, tinta acrílica, cola, 16x16 cm, 2011

    canvas, fabric, paper, embroidered text, artificial flowers, thread, acrylic paint, PVA glue, 16x16cm, 2011

  • Descriçäo Imagem

    Tother piece i friet and ate

    técnica mista, 90x90x8 cm, 2011

    Mixed media, 90x90x8 cm, 2011

  • Descriçäo Imagem

    Grandmother´s house

    técnica mista, 6 trabalhos com 50x50 cm cada, 2011

    mixed media, 6 works with 50x50 cm each, 2011