Xavier Cuiñas
Abrigo de Homeless, 2013
As fotografias impressas em lona plástica, costura e
agrafos, em estrutura de madeira, cerca, luzes, dimensão natural
Homeless camp, 2013
Photographs printed on plastic canvas, sewn together, on a wooden structure, scale 1/1
«Os homens nascem livres e iguais e é a última vez que o são.»
Cyril le Van usa a fotografia para reproduzir objetos do quotidiano tridimensionais em tamanho real, símbolos que pertencem a um grupo social, cultural ou que caracterizam a identidade cultural do nosso tempo. O seu trabalho aborda a globalização e o consumo e as suas repercussões sociais.
«…Tendo crescido nos subúrbios de Paris, na arquitectura urbana exacerbada, amálgama de todos os contrastes, a minha reflexão nutriu-se, durante mais de dez anos, da ideia que o artista não deve procurar ampliar a realidade, mas questionar a violência da relação entre a sociedade e as pessoas.
A partir daí, a marginalização social, económica e cultural até mesmo a exclusão são as minhas áreas de experimentação.
As minhas questões materializam-se na reprodução de símbolos tais como abrigos de colchões para os sem-abrigo, instalações de locais de distribuição de alimentos, Lavomatics para a higiene, a cadeia McDonald é associada ao trabalho precário mas também o vestuário «com etiquetas» como marca de identidade social de uma população na procura de referências, a «etiqueta» é a chave para a integração social no grupo desejado e a roupa em segunda mão é a solução económica mais hábil para os mais desfavorecidos.
Estes símbolos são objecto de instalações, geralmente em dimensão real, feitas basicamente de esculturas que incorporam lonas impressas, montadas e, em seguida, preenchidas com espuma de poliuretano.
Há dois níveis de leitura para os meus trabalhos, a primeira puramente visual, voluntariamente estética em contradição com a violência da proposta. O objecto é perfeitamente reproduzido, próximo do real que designo por «ready made MADE». Isto com a finalidade de reter a atenção do observador. A ideia é incluir todos os públicos para a seguir abordar a segunda leitura do trabalho:
"O que evoca, por exemplo, a instalação constituída pela reprodução de oito máquinas Lavomatic à escala? ".
«Quem as utiliza e por que razão?».
Esta vontade de acompanhar o espectador à proposta do artista é uma abordagem social e voluntária: "Eu vejo, eu entendo, eu estou interessado, eu dialogo ".
Falar de exclusão no meu trabalho vem, em primeiro lugar, com o desejo de não excluir: «fechar o ciclo».»
Cyril Le Van
"Men are born free and equal and that's the last time they are."
Having grown up in theParissuburbs, my thinking is nourished for over ten years, the idea that the artist should not seek to magnify not the real but to question the violence of the relationship between society and individuals.
The artist has created a body of visual works that uses photographs to reproduce life-size three-dimensional objects from everyday life, symbols of belonging to a group or to a social, cultural or characteristic identity of our time. His work focuses on issues of globalisation and consumption and their repercussions on our society.
«…From this, the social marginalization, economic and cultural exclusion are my areas of experimentation.
My questions is embodied in the reproduction of symbols such as mattresses shelters for the homeless, food retailers such as catering premises, laundromat as a place of health, but also clothing "acronym" as social marker and identity of population in search of a mark ("mark" is the passport to social integration in a group you want).
These symbols are the subject of facilities, usually at full size, made basically of sculptures made of sheets printed.
There are two levels of reading my work, the first purely visual aesthetic deliberately at odds with the violence of words. The object is perfectly reproduced, close to the real I call the "ready made MADE." It aimed to attract the attention of the viewer. The idea is to include all public and then address the second reading, that's questioning: "What comes (for example) an installation reproducing eight machines of a laundromat across one?". "Who are those who use them and why." This willingness to accompany the viewer about the artist is a social and voluntary approach, "I see, I understand, I am interested, I dialogue." Talk of exclusion in my work comes first by a desire not to exclude "close the loop".»
Cyril Le Van
Vans Brancos e encarnados,
As fotografias impressas em lona plástica, costura e
Agrafos, 2012
Escala 1/1
Van´s White and Red,
Photographs printed on plastic canvas, sewn and
stapled together, 2012 scale 1/1
Ferrari,
fotografia impressa em suporte rígido, costura e agrafos, escala 1/1
Ferrari,
Photographs printed on plastic canvas, sewn and
stapled together, scale 1/1
Laudromat installation
Fotografias impressas em lona plástica, costuradas e
agrafadas, em estrutura de madeira, cerca, luzes, escala 1/1
Photographs printed on plastic canvas, sewn and
stapled together, on wooden structure, fence, lights,
scale 1/1
Ténis Adidas azul e branco, fotografias impressas em lona plástica, costura e
agrafos, escala 1/1.
Blue and white Adidas sneakers, photographs printed on plastic canvas, sewn and
stapled together, scale 1/1
Ténis Adidas branco,
fotografias impressas em lona plástica, costura e
agrafos, escala 1/1.
white Adidas sneakers, photographs printed on plastic canvas, sewn and
stapled together, scale 1/1
Mota com bagagem
fotografia impressa em suporte rígido, costura e agrafos, escala 1/1
Motorbike with Luggage,
Photographs printed on plastic canvas, sewn and
stapled together, scale 1/1
Renault R12,
fotografia impressa em suporte rigido, costura e agrafos, escala 1/1
Renault R12,
Photographs printed on plastic canvas, sewn and
stapled together, scale 1/1
Abrigo de Homeless,
Fotografias impressas em lona plástica, costura e agrafos, em estrutura de madeira, cerca,
escala 1/1, 2013
Homeless camp,
Photographs printed on plastic canvas, sewn together, on a wooden structure, scale 1/1 , 2013
Polaroid,
fotografia impressa em suporte rigido, costura e agrafos, dimensão natural, 2012
Polaroid,
printed photos on a rigid support, stitches and staples, dimensão natural, 2012
Guetto Blaster, fotografias impressas em lona plástica, costura e
agrafos, escala 1/1
.
Guetto Blaster, Photographs printed on plastic canvas, sewn and
stapled together, scale 1/1
Chappy,
fotografias impressas em lona plástica, costura e
agrafos, escala 1/1
Chappy, printed photos on a rigid support, stitches and staples, scale 1/1
Selecta, máquina automática de vendas,
Fotografias impressas em lona plástica, costuradas e
agrafadas, em estrutura de madeira, cerca, luzes, escala 1/1, 2010
Selecta, vending machine,
Photographs printed on plastic canvas, sewn and
stapled together, on wooden structure, fence, lights,
scale 1/1, 2010
Jacente
fotografias impressas em lona plástica, costura e agrafos, escala 1/1
lying
printed photos on a rigid support, stitches and staples, scale 1/1
Boutique. Instalação. Fotografias impressas em lona plástica, costuradas e agrafadas, em estrutura de madeira, cerca, luzes, escala 1/1
Boutique Installation, photographs printed on plastic canvas, sewn and
stapled together, on wooden structure, fence, lights,
scale 1/1