Endereço
Rua, nº, Cidade
País, CEP
Entre em contato
555-555-5555
meuemail@provedor.com
Siga-nos

Fernando Daza, Sevilha, Espanha, 1979

Licenciado em Belas Artes pela Universidade de Sevilha 2003 – 2008 Assistente Honorário Colaborador no primeiro curso da Licenciatura de Belas Artes. Faculdade de Belas Artes – Universidade de Sevilla. 2003 – 2004. Curso de Gravação Faculdade de Belas Artes Bolsa Erasmus , Universidade de Atenas. GRÉCIA 2003 – 2004 Cursos de Docência do programa de Doutoramento Pintura Conservação – Restauro na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Sevilha. Espanha.


Papel rasgado

Para realizar os meus trabalhos utilizo papel rasgado à mão em tiras que posteriormente acumulo de forma ordenada e colo sobre a tela, seguindo um esquema compositivo que previamente desenho a lápis sobre o suporte. É uma obra realizada em tela, suporte bidimensional tradicionalmente usado na pintura sendo, no entanto, a sua execução de carácter tridimensional devido à disposição das tiras de papel coladas levemente separadas da superfície da tela, o que proporciona um plano em relevo e desigual. Mediante uma projeção de iluminação zénite, natural ou artificial, obtemos um suave contraste entre luz e sombras, que resulta numa imensa e vibrante superfície de texturas visuais. Este é o aspeto formal mais relevante e distinto que carateriza melhor a minha obra plástica.

O meu trabalho atende a uma origem duplamente conceptual, o místico e o concreto, e evoluí entre a busca espiritual de uma experiência transcendental e o desejo de enfatizar a presença material como realidade concreta e não como ilusão.

 

Degree in Fine Arts from the University of Seville 2003 - 2008 Honorary Assistant Collaborator in the first course of the Degree in Fine Arts. Faculty of Fine Arts - University of Seville. 2003 - 2004 Printmaking Course Faculty of Fine Arts Erasmus Scholarship, University of Athens. GREECE 2003 - 2004 Teaching courses in the Painting Conservation - Restoration PhD programme at the Faculty of Fine Arts, University of Seville. Spain.

 

To create my works I use paper torn by hand into strips that I then stack in an orderly fashion and glue onto the canvas, following a compositional scheme that I have previously drawn in pencil on the support. It is a work made on canvas, a two-dimensional support traditionally used in painting, but its execution is three-dimensional due to the arrangement of the strips of paper glued slightly apart from the surface of the canvas, which provides a relief and uneven plane. By projecting natural or artificial zenith lighting, we get a soft contrast between light and shadows, which results in an immense and vibrant surface of visual textures. This is the most relevant and distinctive formal aspect that best characterises my work.

My work has a dual conceptual origin, the mystical and the concrete, and I have evolved between the spiritual search for a transcendental experience and the desire to emphasise material presence as a concrete reality and not as an illusion.

Share by: