Fernando Daza, Sevilha, Espanha, 1979
Licenciado em Belas Artes pela Universidade de Sevilha 2003 – 2008 Assistente Honorário Colaborador no primeiro curso da Licenciatura de Belas Artes. Faculdade de Belas Artes – Universidade de Sevilla. 2003 – 2004. Curso de Gravação Faculdade de Belas Artes Bolsa Erasmus , Universidade de Atenas. GRÉCIA 2003 – 2004 Cursos de Docência do programa de Doutoramento Pintura Conservação – Restauro na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Sevilha. Espanha.
Papel rasgado
Para realizar os meus trabalhos utilizo papel rasgado à mão em tiras que posteriormente acumulo de forma ordenada e colo sobre a tela, seguindo um esquema compositivo que previamente desenho a lápis sobre o suporte. É uma obra realizada em tela, suporte bidimensional tradicionalmente usado na pintura sendo, no entanto, a sua execução de carácter tridimensional devido à disposição das tiras de papel coladas levemente separadas da superfície da tela, o que proporciona um plano em relevo e desigual. Mediante uma projeção de iluminação zénite, natural ou artificial, obtemos um suave contraste entre luz e sombras, que resulta numa imensa e vibrante superfície de texturas visuais. Este é o aspeto formal mais relevante e distinto que carateriza melhor a minha obra plástica.
O meu trabalho atende a uma origem duplamente conceptual, o místico e o concreto, e evoluí entre a busca espiritual de uma experiência transcendental e o desejo de enfatizar a presença material como realidade concreta e não como ilusão.
Degree in Fine Arts from the University of Seville 2003 - 2008 Honorary Assistant Collaborator in the first course of the Degree in Fine Arts. Faculty of Fine Arts - University of Seville. 2003 - 2004 Printmaking Course Faculty of Fine Arts Erasmus Scholarship, University of Athens. GREECE 2003 - 2004 Teaching courses in the Painting Conservation - Restoration PhD programme at the Faculty of Fine Arts, University of Seville. Spain.
To create my works I use paper torn by hand into strips that I then stack in an orderly fashion and glue onto the canvas, following a compositional scheme that I have previously drawn in pencil on the support. It is a work made on canvas, a two-dimensional support traditionally used in painting, but its execution is three-dimensional due to the arrangement of the strips of paper glued slightly apart from the surface of the canvas, which provides a relief and uneven plane. By projecting natural or artificial zenith lighting, we get a soft contrast between light and shadows, which results in an immense and vibrant surface of visual textures. This is the most relevant and distinctive formal aspect that best characterises my work.
My work has a dual conceptual origin, the mystical and the concrete, and I have evolved between the spiritual search for a transcendental experience and the desire to emphasise material presence as a concrete reality and not as an illusion.
Políptico /Polyptych
| 2024 | papel canson rasgado à mão e colado s/tela / canson paper hand torn paper and pasted on canvas | 150x250 cm
Desencaixado / Undocked
| 2024 | papel canson rasgado à mão e colado s/tela / canson paper hand torn paper and pasted on canvas | 150x150 cm (diptíco / diptych)
Entrelaçados azuis / Blue intertwined
| 2024 | papel canson rasgado à mão e colado s/tela / canson paper hand torn paper and pasted on canvas | 70x70 cm
Inversos preto e branco de esquinas abertas / Black and white inverses of open corners
| 2024 | papel canson rasgado à mão e colado s/tela / canson paper hand torn paper and pasted on canvas | 116x178 cm (diptíco / diptych)
Duas estruturas branca e preta sobre branco e preto, papel canson rasgado à mão e colado s/tela, 116x178 cm, 2024 (díptico)
Two black and white structures on black and white, canson paper hand torn paper and pasted on canvas, 116x178 cm, 2024 (diptych)
Duas estruturas branca e preta sobre cânhamo, papel canson rasgado à mão e colado s/tela, 116x178 cm, 2024 (díptico)
Two black and white structures on hemp, canson paper hand torn paper and pasted on canvas, 116x178 cm, 2024 (diptych)
Trançado branco e preto / Black and white braid
| 2024 | papel canson rasgado à mão e colado s/tela / canson paper hand torn paper and pasted on canvas | 70x70 cm
Entrelaçados branco e preto / Black and white intertwined
| 2024 | papel canson rasgado à mão e colado s/tela / canson paper hand torn paper and pasted on canvas | 70x70 cm
Círculo preto s/ fundo preto, papel canson rasgado à mão e colado s/tela, 120x120 cm, 2022
Black circle on black background, canson paper hand torn paper and pasted on canvas, 120x120 cm, 2022
Painel cinza escuro, cinza claro, branco, amarelo e amarelo claro, papel Canson rasgado à mão e colado s/tela, 150x250 cm, 2019
Dark gris, light gris, white, yellow and light yellow, canson paper hand torn paper and pasted on canvas, 150x250 cm, 2019
Forma s/ fundo branco, papel de BD rasgado à mão e colado s/tela, 116x89 cm, 2020
Form on white background, comics paper hand torn paper and pasted on canvas, 116x89 cm, 2020
Forma s/ fundo preto, papel de BD rasgado à mão e colado s/tela, 116x89 cm, 2020
Form on black background, comics paper hand torn paper and pasted on canvas, 116x89 cm, 2020
Cículo branco s/ fundo branco, papel canson rasgado à mão e colado s/tela, 100x73 cm, 2021
White circle on white backgroung, canson paper hand torn paper and pasted on canvas, 100x73 cm, 2021
Monocromo preto escamas, papel Canson rasgado à mão e colado s/tela, 81x65 cm, 2021
Monochrome black scale, Canson paper hand torn paper and pasted on canvas, 81x65 cm, 2021
Retângulo branco, papel johannot rasgado a mão e colado s/tela, 48x48 cm, 2018
White rectangle, Johannot paper hand torn, 48x48 cm, 2018
Rua do Mirante, 12
1100- 356 Lisboa Portugal
Terça a Sexta das 13h00 às 19h30 / Sábado das 12h00 às 19h00 /
Tuesday to Friday from 1 to 9.30 pm / Saturday 12 to 19 pm